A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), câmpus universitário Professor Eugênio Carlos Stieler, Tangará da Serra, lançou um vídeo-documentário em homenagem aos 300 anos de Cuiabá, nesta segunda-feira (8). O material foi produzido pelas assessorias de Cultura e Extensão do câmpus, onde foi entrevistada a historiadora Elizabeth Madureira, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e membro da Academia Mato-Grossense de Letras. Na ocasião, o Diretor Político, Pedagógico e Financeiro (DPPF), Raimundo França, conduziu as entrevistas, que tiveram como pauta principal os principais acontecimentos que marcaram a história de Cuiabá, desde seu povoamento inicial.

Segundo a professora Marta Cocco, uma das produtoras do documentário, o objetivo é que a produção seja utilizada como material educativo por toda a comunidade acadêmica e sociedade em geral. “Que a comunidade acadêmica do câmpus, especialmente os estudantes, conheça um pouco sobre as origens da capital do nosso estado”, comenta.

O vídeo-documentário tem duração de 22 minutos e nele a historiadora Elizabeth conta fatos marcantes como: a chegada dos portugueses, a formação da Vila Real de Cuyabá, a transformação de Cuiabá em pólo econômico, o linguajar cuiabano e as perspectivas de Cuiabá para o século XXI. Trata-se de uma aula de história.

A produção contou com o apoio de imagens do Almanaque Cuyaba de Cultura Popular, dos fotógrafos Raí Reis, Marc Ferrez. Além disso, foram de grande importância a contribuição literária dos poetas Aclyse Mattos e Ivens Cuiabano e a cessão de trilha sonora do Coral do Tribunal de Contas, sob a regência de Carlos Taubaté Ferraz.

O vídeo-documentário pode ser acessado no link https://youtu.be/5EzHI8tLA8c