A ação surgiu da parceria entre o campus de Tangará da Serra, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Operação Amazônia Nativa (OPAN), resultando na produção de 1000 litros de sabão artesanal, 1000 litros de Água Sanitária e 500 litros de sabonete líquido. Nesta quinta-feira (28/05), houve a entrega simbólica de 2500 litros de material de limpeza.

O objetivo da ação é colaborar com a higienização e prevenção no enfrentamento da Covid-19. Os recursos para compra de insumos foram fornecidos pela OPAN, sendo que a Unemat e o IFMT, em ação conjunta, ficaram responsáveis pela fabricação por meio da atuação de profissionais especializados. Na fabricação, foi utilizado os espaços e tecnologias disponíveis no laboratório de Química, do campus de Tangará da Serra, sob coordenação do professor Adley Bergson Gonçalves de Abreu.

Para o Diretor Político, Pedagógico e Financeiro do campus de Tangará, o professor Magno Alves Ribeiro, a contribuição da universidade está atrelada também a uma preocupação ambiental. “Assim, aplicamos o conhecimento dos nossos químicos e técnicos de laboratório, que vão fazendo as dosagens e testes, além de contribuir com a questão ambiental, já que utilizamos óleo usado de cozinha na confecção do sabão artesanal”, ressalta.

Parte da produção de material de limpeza será entregue para comunidades carentes indígenas da região do Vale do Araguaia, Ribeirão Cascalheira e Barra do Bugres, por meio da organização indigenista OPAN e da Fundação Nacional do Índio (Funai). Segundo o Diretor Geral do campus Avançado do IFMT de Tangará da Serra, Gilcelio Luiz Peres, um dos grupos mais visados nessa ação. “Nós sabemos que os povos indígenas, por questões culturais, possuem outros hábitos, tem acesso mais demorado a alguns produtos e informações que nós temos. Por isso, resolvemos dar essa atenção maior aos povos indígenas carentes”, afirma Gilcelio.

Outra parte do material será destinada a instituições que atendem a outras comunidades carentes da região de Tangará da Serra.