A Unemat disponibiliza 15 vagas para ampla concorrência, uma vaga indígena e outra para quilombola.

Por Hemília Maia

Estão abertas as inscrições para o Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória). A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) oferta 15 das 585 vagas oferecidas pela Rede Nacional do ProfHistória no país sob a coordenação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O período de inscrição segue até o dia 6 de outubro. Para se inscrever acesse: profhistoria.uerj.br. É cobrada taxa de inscrição no valor de 130 reais que deve ser paga até o dia 7 de outubro.

A edição de acesso em 2023 traz novidade, a oferta de vagas por seleção diferenciada a professores indígenas e quilombolas. São 55 vagas destinadas a esses professores que desenvolvem suas atividades em escolas indígenas ou quilombolas. A Unemat é uma das 28 Instituições Associadas que ofertará vagas pela seleção diferenciada sendo uma vaga para professor indígena e outra para professor quilombola.

Entre os requisitos para participar do Exame Nacional de Acesso estão ser licenciado pelo Ministério da Educação e atuar como professor da rede pública de História em qualquer ano da Educação Básica. O candidato que desejar concorrer às vagas reservadas pela seleção diferenciada deverá inserir, no ato da inscrição: memorial; autodeclaração de identidade indígena ou quilombola, com informação sobre a comunidade de pertencimento, atestada por no mínimo duas lideranças destas comunidades; declaração da direção da escola indígena ou quilombola de que atua na instituição e leciona conteúdos de História e contracheque de 2022 ou comprovante oficial de pagamento de trabalho docente na escola indígena ou quilombola.

No exame nacional de acesso, que será realizado no dia 6 de novembro, os candidatos farão duas provas, uma objetiva, com 20 questões de múltipla escolha, e outra discursiva, com apenas uma questão. Os candidatos que concorrem às vagas pela seleção diferenciada para a Unemat farão de modo remoto uma prova oral, no dia 8 de novembro.

O resultado final será publicado no dia 1º de dezembro e as matrículas serão realizadas de 5 a 15 de dezembro.

ProfHistória – Programa de pós-graduação stricto sensu em Ensino de História, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, tem como objetivo proporcionar a formação continuada que contribua para a melhoria da qualidade do exercício da docência em História na Educação Básica.

O ProfHistória, que conduz ao título de Mestre em Ensino de História, é um curso presencial, com oferta simultânea nacional, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Saiba mais ao acessar o site nacional do programa.

Mais informações sobre o processo seletivo em: profhistoria@dsea.uerj.br

 

(Foto: Divulgação)