Workshop de Sensoriamento Remoto & Agronegócio foi realizado em São José dos Campos

Por Nataniel Zanferrari

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) participou do Workshop de Sensoriamento Remoto & Agronegócio, realizado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos-SP.

Promovido pelo Inpe em parceria com o Programa Espacial Brasileiro, com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o Workshop teve início na terça-feira (26) e encerrou na quinta-feira (28).

Unemat

A Universidade do Estado de Mato Grosso foi representada pelos professores pesquisadores Rafael César Tieppo e Rivanildo Dallacort, do Câmpus de Tangará da Serra. Eles ministraram a palestra ‘Pesquisas e aplicações em Instituições do Mato Grosso’, ao lado dos professores Alexandre dos Santos e Robson Rogério Dutra Pereira, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), e Adilson Pacheco e Marcelo Biúdes, da Universidade Federal de Mato Grosso.

Ambos professores atuam no curso de Agronomia e no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola (PPGasp).

Palestras e visitas

Nos dois primeiros dias, o evento abordou, com palestras, diversas áreas e temas pertinentes ao sensoriamento remoto agrícola, como a estimativa de precipitação por satélites e radares na agricultura e a modelagem atmosférica na previsão de tempo e clima, além de abordarem o Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), o Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), além das plataformas TerraClass, Brazil Data Cube, TerraMA2 e TerraHidro.

Já no terceiro dia, foram realizadas visitas técnicas a diversas instalações do Inpe, como os programa Nexus e Cluster Aeroespacial, o Laboratório de Integração e Testes (LIT), a sede do Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (Embrace), o Centro de Controle de Satélites (CCS) e as instalações de monitoramento de clima e desastres naturais.