Por Lygia Lima
A Universidade do Estado de Mato Grosso reuniu coordenadores de cursos de oferta diferenciadas ofertadas na modalidade presencial ou a distância para discutir rotinas e procedimentos. O encontro ocorreu em Cáceres, no auditório da Fundação de Amparo ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe) durante os dias 18 a 20 de outubro.
O coordenador do evento e Assessor de Gestão de Formação Diferenciada, professor Gustavo Bisinoto destaca a necessidade de atualização e formação sobre as rotinas, procedimentos para que os cursos ofertados nessa modalidade possam cumprir com o objetivo maior, que é o de levar o ensino superior público gratuito e de qualidade a um número maior de cidadãos. Ele lembra que sem a presença da Unemat em tantos municípios, por meio desses cursos ofertados pela instituição ou em parceria com diferentes instituições muitas pessoas não teriam acesso a formação em nível superior.
De acordo com o levantamento da Pró-reitoria de Ensino de Graduação da Unemat, nos últimos quatro anos, foram ofertadas 3.900 vagas somente em cursos de turma única, turmas especiais, modulares, de ensino a distância de formação de professores, enfim, de forma diferenciada. Esse número mostra a importância que a Universidade tem nesse processo formativo.
Além disso, o cuidado da Universidade com a qualidade dos cursos diferenciados oferecidos pela Unemat são os mesmos com os dos cursos de oferta contínua. Durante os três dias de encontro, foram discutidos temas com os cuidados, rotinas, critérios para oferta de abertura de novos cursos, de preenchimento de vagas remanescentes, comprometimento com os princípios da administração pública no que diz respeito a gestão financeira desses convênios a fim de gerar eficiência, transparência, impessoalidade, publicidade nos atos e procesimentos administrativos e pedagógicos.
Além dos coordenadores de cursos diferenciados, diretores de faculdade, diretores de câmpus que ofertam e/ou recepcionam esses cursos diferenciados também participaram dos encontros e palestras, que também prezou pelos processos de autorização e reconhecimento dos cursos oferecidos.
Outro ponto bastante discutido no Encontro é a atenção ao acadêmico, no cuidado com a permanência e assistência desse aluno nos cursos, na oferta de ensino, pesquisa e extensão com qualidade para garantir uma formação completa e cidadã. Esses cuidados com a assistência ao aluno foram discutidos como ofertar e creditar a extensão nos currículos, oferecer acesso a eventos, cursos, aulas campo, o uso de ferramentas digitais para aperfeiçoamento do ensino
Ao todo cerca de 50 pessoas participaram dos três dias de evento, incluindo pró-reitores, coordenadores e secretários de curso, diretores de faculdade, diretores de câmpus, servidores administrativos e equipe da Faespe que é a fundação que gerencia os projetos de oferta desses cursos diferenciados.