Por Danielle Tavares
Mais dois pesquisadores da Unemat foram contemplados com Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq, conforme resultado divulgado no início do mês (01/03). Os pesquisadores Carlos Antonio da Silva Junior (Sinop) e Rivanildo Dallacort (Tangará da Serra) passam a integrar o rol de pesquisadores com produção científica, tecnológica e de inovação de reconhecido destaque.
A Bolsa de Produtividade em Pesquisa é destinada aos pesquisadores que se destaquem entre seus pares, valorizando sua produção científica segundo critérios normativos, estabelecidos pelo CNPq, e específicos, pelos Comitês de Assessoramento (CAs). Além de ser um apoio financeiro, ela é um sinal de reconhecimento pelos pares aos pesquisadores com destacada produção científica.
Também são bolsistas de Produtividade em Pesquisa, na Unemat, os professores: Carolina Joana da Silva, Beatriz Schwantes Marimon, Ben Hur Marimon Junior, Eddie Lenza de Oliveira, Leonarda Grillo Neves, Willian Krause e Pedro Vasconcellos Eisenlohr.
A bolsa PQ permite a participação em uma série de processos cruciais para a ciência nacional, tais como concessão de bolsas e auxílios à pesquisa, certificação e avaliação de programas de pós-graduação, formulação de políticas públicas em ciência e tecnologia, composição de corpo editorial de periódicos científicos, assim como na elaboração dos critérios de acesso à própria bolsa PQ.