A UNEMAT conseguiu aprovação de um projeto submetido na Chamada MCTI/CNPq nº 05/2019 – Programa Ciência na Escola – Ensino de Ciências na Educação Básica, na linha 2: Ações de intervenção em escolas de educação básica com foco em ensino de ciências. O resultado da seleção das propostas pode ser acessado aqui.

O projeto aprovado, intitulado “Rede Estadual de Ensino de Ciências Naturais Baseado em Investigação: ações conjuntas nas escolas públicas do Estado de Mato Grosso” será coordenado pelo Prof. Dr. Hilton Marcelo de Lima Souza e Prof. Dr. Kilwangy Kya Kapitango-a-Samba. A equipe do projeto tem docentes e mestrandos da UNEMAT, vinculados aos programas de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO) do câmpus de Tangará da Serra, do Programa de Mestrado acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática do câmpus de Barra do Bugres e participação de professores de Ciências e Biologia do ensino básico de nosso Estado.

O projeto de intervenção pedagógica visa o fomento e constituição de uma Rede Estadual de Ensino de Ciências Naturais Baseada em Investigação e metodologias ativas vinculadas ao uso de tecnologias, para que essa abordagem seja cada vez mais conhecida e aplicada nas escolas públicas do Estado de Mato Grosso. Para tanto, a UNEMAT proporcionará formação continuada de professores da Educação Básica que realizarão a oferta de cursos e intervenções pedagógicas com estudantes dentro da escola. Além disso, o professor da escola auxiliará na formação continuada de outros professores, orientados e monitorados pela equipe da UNEMAT, atuando assim como multiplicadores desta nova abordagem de ensino.

As atividades extensionistas estão sendo programadas para início no ano letivo de 2020 e devem ser realizadas nos municípios de Tangará da Serra, Barra do Bugres, Diamantino, Juína, Lucas do Rio Verde e Sorriso, atendendo diferentes regiões de nosso estado e contribuindo para melhoria do ensino de Ciências Naturais em Mato Grosso.