Encontro foi realizado nesta sexta-feira (24) e contou com a participação de 21 alunos, duas professoras e duas monitoras da Instituição de Educação Básica.

Por Sabrina Ventresqui (Estagiária de Jornalismo)

Alunos do terceiro ano da Escola Estadual Senador Filinto Muller localizada em Arenápolis estiveram presentes no Câmpus de Tangará da Serra para conhecerem e se habituarem com a rotina dos estudantes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

O colégio integra o projeto “Escola Plena”. Nesta modalidade, os alunos estudam em período integral, e tanto a grade curricular quanto as disciplinas são diferentes das ministradas pelo Ensino Médio tradicional. Além disso, na Escola Plena, os estudantes são direcionados e auxiliados a traçarem metas e alcançarem seus objetivos após a conclusão da Educação Básica.

O encontro desta sexta-feira (24) faz parte de uma atividade para a disciplina “Preparação para o Pós-Médio” ofertada na escola, que tem o objetivo de capacitar os estudantes para o nível superior e o mercado de trabalho. A excursão contou com a participação dos Técnicos em Laboratório da Universidade, Edilson Aranda de Oliveira e  Vanessa Rakel de Moraes Dias, que foram responsáveis por guiar os visitantes e desenvolver atividades educativas com o grupo.

Um dos laboratórios apresentados aos alunos da EE Senador Filinto Muller foi o de Solos, onde conheceram equipamentos e atividades desenvolvidas – Foto: Sabrina Ventresqui

A professora de Língua Portuguesa, Patrícia Ramos, foi uma das profissionais da educação que acompanharam os alunos na visita, destaca a importância e o impacto positivo que o passeio teve nos alunos e diz que eles se encantaram com a Universidade. “A visita é importante justamente para eles conhecerem como funciona, como é o ritmo da Universidade e também conhecer os laboratórios, porque aquele estudante que estiver interessado em algum curso ofertado pela Unemat, ficará ainda mais animado”, contou.

Além de conhecer a estrutura do Câmpus, os 21 alunos visitaram os laboratórios do Centro de Pesquisas, Estudos e Desenvolvimento Agro-Ambientais (CPEDA). No laboratório de Química, os futuros acadêmicos realizaram vários experimentos para entender como funcionam as reações químicas. Em um deles, os alunos tiveram a oportunidade de medir a densidade de diversos itens, como óleo de soja e mel, utilizando um pouco de água.

Após conhecer o Câmpus e ter contato com técnicos, laboratórios e equipamentos, o estudante Lucas Freitas Santos, de 17 anos, até mudou de ideia sobre a escolha do curso. Inicialmente ele tinha a intenção de cursar Direito, mas após a visita refletiu sobre a possibilidade de ingressar em Agronomia. O jovem compartilha, ainda, seu momento preferido da experiência. “Achei incrível, especialmente na sala de Química, onde fizemos os experimentos. Depois visitamos a sala de Solos, que foi muito bacana também. Estou encantado”, expõe.

Confira imagens da visita: